O projecto MINIPORTUS87 pretende dar continuidade a uma prática e espírito que tem hoje mais de 25 anos!!! – o PORTUS87 -, baseadas num conjunto de princípios que julgamos salutares: a amizade, o desportivismo, o esforço e divertimento partilhados, a propósito do futebol. Os "Minis" foram fundados em 6 de Novembro de 2010.

Época 2014/15


domingo, 19 de julho de 2015


11/07/15 - Excelente encerramento de época em Fafe

O MINIPORTUS87 encerrou a sua época desportiva com uma festa fantástica, em que estiveram presentes a maioria esmagadora dos seus atletas e respectivos pais. Foi um encerramento à imagem da própria temporada: divertimento partilhado a rodos, excelente ambiente, conhecimento e entendimento mútuos cada fez mais aprofundados. 
No Complexo Turístico de Rilhadas (Fafe) houve futebolada - pais vs filhos, com os primeiros a levarem uma ensinadela... wink emoticon - piscina, picnic com tudo do bom e do melhor, entrega de diplomas e medalhas. 
Enfim, um dia inteirinho muito bem passado (talvez a cabeça da Maria ou o olho do Miguel Moreira discordem um pouco...) com a contribuição plena de todos para a devida celebração de mais um ano em grande do MiniPortus.

Começamos por ser muito bem recebidos, como escreveu o  Manuel Leal... uma verdadeira entrada de carrinho:



Depois seguiu-se uma futebolada com pais, filhos, equipa técnica e... mães, fica para a memória aquela exibição do trio de guarda redes...



O calor apertava e a piscina ali ao lado... era mesmo necessário um grande banho e então "invadimos" a piscina.



E depois foi mesmo a fome a apertar,então fomos para um excelnete local que nos cederam, com mesas e tudo, numa bela sombrinha... e então continuamos em grande qualidade, muito esmero, cada um trouxe o que tinha de melhor... os rissois, os pateis de chaves, a bola e ...e ... não faltou nada e sobrou muito para o lanche acompanhado por excelentes néctares... mas o melhor foi mesmo o espirito e o convivio, muita conversa e animação.



Enquanto a Maria fazia uma pequena visita ao Hospital de Guimaráes, ainda bem que tudo correu pelo melhor, o resto da comitiva refrescava-se na piscina e depois chegou-se à conclusão, quase unânime, que não havia condições para o previsto karting, fica para a próxima!

Chegou-se então, ao ponto alto do dia, a cerimónia de encerramento de época com a tradicional entrega de diplomas, medalhas e taças, uma vez mais voltou felizmente a haver muitas e os sentido e acalorados discursos.


E Pronto, mais uma lindissima época que bem se encerra, boas férias para todos e, se Deus quiser, em setembro voltaremos.

Soubemos ainda que o Miguel vai fazer uma nova experiencia na próxima época e que lhe desejamos a melhor das sortes e que pode contar com o apoio de todos e que terá sempre lugar nesta sua casa! 

Falta ainda e apenas agradecer a todos, a alegria dos atletas, o acompanhamento dos pais a dedicação da equipa técnica e o apoio do patrocinador Ach Brito! 

quarta-feira, 8 de julho de 2015


4/07/15 - Festa de encerramento da LigaFoot... consagração dos campeões

O dia começou cedo no Municipal da Maia para o Convívio de Encerramento e respectiva  Cerimónia de Entrega de Prémios da Liga Foot 2014-15. E o MiniPortus87 foi um dos primeiros a entrar em acção nos pequenos (25 minutos) "jogos de exibição" que a organização escalonou. 

Os Sub13 jogaram primeiro com o Maia A, e tiveram que cerrar os dentes já que apenas tínhamos 6 elementos presentes (a época de férias já a fazer das suas), dos quais só 2 eram originalmente deste escalão. Destaque para a participação do Zé Maria (sub9), que se juntou a outro sub9,  o Miguel, e  a um sub10, o Rodrigo Mouta. Todos lutaram muito, marcamos primeiro, mas no fim a lógica prevaleceu (1-3).

Seguiu-se imediatamente outro jogo de sub13, com as desenvolvidas meninas do Valadares. Desta vez os Seis Magníficos tiveram a excelente contribuição de um convidado, o Renato (Maia), que nos ajudou a alcançar um notável empate a 1 golo, num jogo de grande esforço e coragem dos nossos jogadores, que olharam sempre as meninas nos olhos (mesmo tendo que quase sempre olhar bem para cima...)

Iniciaram-se pouco depois os jogos de Sub11. O primeiro adversário foi o Maia B (terceiro classificado da Liga), com quem disputamos um excelente jogo: depois de um início um pouco lento, controlamos as operações, mas não estávamos em dia de sorte (aliás já no ano passado acontecera o mesmo) - muitos golos perdidos, duas bolas nos ferros, e apesar do esforço final não chegamos ao empate (2-3). 



A manhã de jogos terminou com a partida entre os campeões de sub11, Miniportus, e os vice-campeões, os Águias de Gaia, que natural e compreensivelmente queriam uma pequena desforra. Mas os nossos miúdos já tinham aquecido os motores e fizeram uma exibição de qualidade, mesmo que alguns deles estivessem já no quarto jogo da manhã (Miguel, David, Zé Maria e Mouta). Defendendo muito bem, tivemos claras oportunidades para marcar, após jogadas bem construídas, mas tal acabou por não acontecer, num jogo bem disputado, com grande correcção e entusiasmo das duas equipas. Uma boa forma de terminar a época desportiva do MiniPortus!

Depois, veio a melhor parte, claro: receber o Troféu de Campeões da Liga Foot em Sub11.
Um grande momento para todos no MiniPortus, vivido com muita intensidade por todos os nossos jogadores, independentemente do escalão a que pertencem. E também os ausentes nesta celebração foram lembrados, pois claro. Grande espírito, GRANDE EQUIPA! Parabéns a todos! 





Os campeões com a taça, Grande momento para o MiniPortus87 que recebeu ontem na Maia o troféu de campeão de Sub11 da Liga Foot 2014/15. Como é habitual, esta foi mais uma vitória vivida com muita intensidade por todos os nossos jogadores, independentemente do escalão a que pertencem. E também os ausentes nesta celebração foram lembrados, pois claro. Grande espírito, GRANDE EQUIPA! Parabéns a todos! E até sábado, para mais uma grande festa, espera-se que com todos presentes!


jogos de sub13: Miguel, João Maria, David, Zé Maria, Mouta e Ricky (mais convidado no segundo jogo: Renato)

jogos de sub11: Miguel, David, Zé Maria, Mouta, Arrais, João Lobo, João Costa, Diogo Moreira, Guilherme. Cambotas




27/07/15 - Visita a Vila do Conde com todos os escalões

Ainda a contar para a Ligafoot23, mas já com uma equipa muito remendada, dadas as muitas ausências e limitações, foi já em estado de difícil sobrevivência que os sub13 jogaram este jogo, com muitas adaptações (só 3 do escalão), sem suplentes e ainda por cima num dia de muito calor, foi mesmo penoso para eles... mas enfim, custa, mas faz também parte do caminho:

Sub13: EF Bola no pé - 16 : MiniPortus87 -0
Bruno, Afonso A., João M., Ricky(1), Gonçalo P., David, joão A Francisco A.


Foram este os heróis que aguentaram estoicamente...

Terminamos assim, de uma forma muito dura a liga, já em si também muito longa e dura, com um nivel muito exigente, frente a equipas mais velhas, mais possantes e com mais alternativas, mas que a malta foi lutando e ainda assim com 6 vitórias, estão também de Parabéns:



De seguida foram os amigáveis dos mais pequeninos, ficam também registados os seus resultados e nestes casos uma manhã bem passada em jogos bem jogados e equilibrados:


Sub11 -EF Bola no pé-1 : MiniPortus87-4 
João L, Francisco A., Rodrigo M.,Digo M.(3),João A.(2)


Sub9 - EF Bola no pé-5 : MiniPortus87-4 
Lucas, Zé Maria(2), Tomás(1), Maria, António M, Tiago (conv)(1)

Também para registo futuro duas fantásticas exibições dos dois GRs adaptados, João Luis e Lucas, em particular este último, a brilharem a grande nível!






20/06/15 - Jogos na Maia... sub11 à conquista do (bi) campeonato, sub13, em dose dupla, para acertar calendário

Parecia uma repetição do ano anterior, novamente na Maia o jogo do titulo, não queríamos era sofrer tanto como no ano anterior.

Para isso era necessário entrar com mais força, relembre-se que nos dois últimos jogos críticos, começamos a perder...haveria que tentar, desde logo, alterar isso!

E os miúdos estiveram uma vez mais à altura dos acontecimentos, entraram forte, dominadores e os golos foram aparecendo e fizeram por ter um jogo totalmente controlado e assim conquistaram mais uma Liga.

Sub11 -Maia B-1 : MiniPortus87-6 
Miguel, Bruno, Di(1),Simão,  Francisco A., Rodrigo M., João C.,Digo M.,João A.(5), Pedro C.,Gabi

Muitos deles bi campeões, tinham sido campeões em sub9 na época anterior, com o mérito adicional, de ser uma ano de transições, mudança de futebol de 5 para 7, campo e balizas maiores,salto de escalão de idades, demonstram que jogam (muito) bem,seja onde ou como for!

Campeões Olé, Campeões Olé!








E terminamos assim:



Em 12 jogos, com 31 pontos em 36 possíveis, mesmo à justa e conseguido na recta final sem tremer, foi obra.

Acrescente-se com 66 golos marcados, acima dos 5 por jogo, e que cada golo! e apenas 22 sofridos, porque muitos foram bem evitados pelos dois GR de serviço!

Parabéns a todos, os que jogaram, os que apoiaram e os que incentivaram!


De seguida, dois jogos para os sub13, uma vez mais auxiliados pelos mais novos, num dia de muito calor.

Inspirados, conseguiram mais uma vitória nesta difícil Liga, com um nível muito alto,com muitas equipas mais velhas e mais possantes e com outras soluções, foi sempre a lutar... estão também de Parabéns:

Sub13: Maia A - 3 : MiniPortus87 -5
Miguel, Bruno, Afonso A., João M., Afonso M.(2), Di, Ricky(1), Francisco A., João A(2), David, Simão, Gabi

Sub13: Maia B- 8 : MiniPortus87 -4
Miguel, Bruno, Afonso A., João M., Afonso M.(3), Di, Ricky(1), Francisco A.(1), João A, David, Simão, Gabi

Nota final, para o Bruno que neste jogo atingiu a 200ª actividade - Parabéns!

18/07/2015 - Passados 3 dias, nova "final" vencida para os sub11 na Ligafoot

Desta vez frente à equipa do Boavista de VNG, no mesmo local UrbiCoop,que apresenta um futebol colectivo muito interessante, foi mesmo muito dificil, tivemos que virar por duas vezes o resultado, começamos a perder e terminamos a 1ª parte novamente a perder (1-2).

Não estava mesmo nada fácil,o adversário circulava bem a bola e nós tínhamos dificuldade em entrar no jogo.Mas com algumas adaptações tácticas, Arrais no ataque a dar mais força, marcou e assistiu, e fomos conseguindo mudar o rumo dos acontecimentos e mesmo, mesmo, mesmo no final conseguimos o tão, tão, tão desejada vitória, num desvio encima da linha do João A. foi então a explosão de alegria!!!!!!

Sub11 - Boavista VNG-2 : MiniPortus87-3
Miguel, Bruno, Di,David,Simão, Gabi, Francisco A.(1), Rodrigo M.,Digo M.,João A.(2), Gui, Pedro C

16/07/15- A vez dos Sub13, novamente frente ao Águias de Gaia

Frente ao destacado 1º classificado, os sub13 voltaram a apresentar uma exibição esforçada e fizeram, em particular na 1ª parte, um bom jogo, depois veio vindo ao de cima a maior capacidade do adversário:

Sub13: Aguia de Guia - 7 : MiniPortus87 -2
Miguel, Afonso A., João M., Afonso M.(2), Afonso P., Rodrigo, Di, Ricky, Gonçalo P.,Gui.,David,Simão,Gabi


Destaque para o Miguel Leal ter atingido a sua actividade nº 200 e para o Gabi que atingiu a nº100... Parabéns para ambos!


15/06/15 - Semana critica para os sub11 na Ligofoot, 1º jogo de três...

A uma semana do fim do campeonato e após alguma turbulência face a terem sido levantadas dúvidas quanto à continuidade do Boavista de VNG na competição, o que em caso contrário nos arredava desde logo da luta pelo titulo,tínhamos,os sub11, de fazer três jogos (finais), frente as restantes tres melhores equipas (Águia de Gaia, Boavista VNG e Maia)

Assim o ponto de partida era este:




E começamos logo frente ao primeiro, Águias de Gaia, que nos tinha vencido em nossa casa, logo uma primeira prova muito exigente.

Ainda por cima após 48 horas dos Sub10 se terem sagrado campeões no Torneio McDonalds, tínhamos de ver como reagiam esses já campeões e quereriam mais?

Foi de facto, uma grande final no campo da UrbiCoop, jogo muito bem disputado e muito equilibrado, começamos a perder e com dificuldade de ritmo, mas acabamos por conseguir dar a volta ao resultado e terminar na frente, com grande espirito, muito emotivo, como GR Miguel a defender um penalty quando estava 2-1 e depois conseguimos já no final a tranquilidade com o 3-1

Sub11 - Aguias deGaia-2 : MiniPortus87-3 
Miguel, Bruno, David, Di,Simão(1), Gabi,  Francisco A., Rodrigo M.,Digo M.,João A.(2), Gui, Pedro C.

Seguia-se então a próxima final... Boavista VNG, novamente neste terreno!


13/06/15 - Campeões Olé, Campeões Olé... sub10 no Tor McDonalds...Parabéns a TODOS!

... Mas antes, tínhamos ainda o jogo final dos sub12, frente à Costa Rica, quiseram também mostrar que têm qualidade e em particular vontade de lutar e vencer, e conseguiram:

Sub12: Argentina-3 : Costa Rica-1:
Bruno, Afonso A.(1), Rodrigo, Di, Ricky(1),Gui(1), David, Gabi(1),Simão



Terminaram então num honroso 9ª lugar num torneio recheado de equipas todas prós...


E esperamos, pela grande final dos Sub10, muita chuva... depois parava, mas depois voltou para a Grande Final, mas ninguém arredava pé, era muita a expectativa,



Sabia-se que era frente a uma equipa do Dragon Force ("Bósnia"), o que impunha muito respeito, mas era uma final logo para (tentar) vencer.


Foi então com muita chuva que tudo começou... com o hino nacional de portugal, num jogo Argentina-Bósnia :)



O jogo começou calculista, como uma verdadeira final, a Bósnia a circular muito bem a bola, bom fio de jogo e cedo conseguiu marcar, numa recarga... mas desengane-se se isso foi suficiente para desmoralizar esta Argentina, que soube dar a volta.

Sendo a "remontada" iniciada num livre directo, conquistado pelo Zé Maria (uma vez mais com uma importância improvável também nesta final, mais o golo que veio a marcar, o terceiro), que foi superiormente executado pelo João A.,

seguido num fantástico chapéuzinho em movimento e o tradicional remate cruzado,

concretizaram o trabalho enorme de toda a equipa, o rigor (inacreditável) colocado por todos para implementação da estratégia do Mister, e assim sendo um, jogo, um campeonato, mas acima de tudo uma Alegria conquistada por TODOS, com a participação de TODOS, mesmo os sub12, muitos presentes, deram o seu contributo para que fosse possível!

Nas bancadas, claro, na grande Claque...foi a explosão de alegria e a festa,




 a juntar a conquista do titulo, o melhor marcador (João A.), melhor jogador (João A.) esó não tivemos o melhor GR, porque foi de facto o Miguel, menos golos e grandes defesas, para não entregarem todos os prémios aos mesmos (digo eu!) :












Sub10 - Argentina-4: Bósnia-1 
Miguel, Francisco A.,Diogo, Mouta, João L, João C.,João A.(3), Pedro C., Zé Maria(1)

E ainda tivemos direito a cobertura jornalística do feito (no jornal RECORD), e com grande nível:


E de facto, grande feito em tantas equipas, mais de 30, e mais de 500 miúdos, obter este destaque é obra e estamos TODOS de parabéns:


TODOS DE PARABÉNS E A COMEMORAR:




10/06/15 - Os Sub10, com duas vitórias, conquistaram o lugar na final do Tor. McDonalds

Logo no dia de Portugal, defrontamos, os sub10, nos quartos de final, o "Portugal" (FC Foz) e fizemos uma exibição muito segura e concentrada e conseguimos uma vitória por 4-1 que nos garantiu as meias finais:

Sub10 - Argentina-4: Portugal-1 
Miguel, Francisco A.(1),Diogo, Mouta, João L, João C.,João A(3), Pedro C., Zé Maria

Faltava então, disputar o acesso à final com o outro país ibérico, mais uma formação da casa, do FC Foz,  então nesse jogo mais se notou o jogo colectivo, foi um jogo brilhante

O Zé Maria estreou-se a marcar num jogo muito especial frente ao seu primo homónimo companheiro de escola e de brincadeiras.

Outra estreia, foi o 10 da Argentina... :), o nosso redes, não se limitou a defender muito bem e também marcou... tinha que fazer jus à camisola!

Sub10 - Argentina-4: Espanha-0 
Miguel(1), Francisco A.,Diogo, Mouta, João L(1), João C.,João A(1), Pedro C., Zé Maria(1)

segunda-feira, 8 de junho de 2015

6/06/15 - Treininho em OD

Com muitas ausências, fizemos mais um longo treino em Oliveira do Douro, de baixo de muito calor, foi intenso, bebeu-se muita água e acabamos com mais um excelente jogo interno,desta vez com a participação de alguns seniores...

Já agora completamos a nossa 300ª actividade!...Espectáculo!

quarta-feira, 3 de junho de 2015

31/05/15 - McDonalds em dose quadrupla!

O dia prometia ser muito preenchido..., desde logo, uma data de comunhões na parte da manhã, e 4 jogos (1 sub10 + 3 sub12) na parte da tarde, sendo certo que eram jogos de 25 minutos e contávamos com um plantel muito alargado, nos sub12, para gerir.

Iniciaram os sub10, com algum stress.. 5/6 jogadores a 5 minutos do inicio, 7 mesmo na hora e o oitavo a chegar após 5 minutos, geriu-se com cuidado o arranque de jogo, que era já os oitavos da competição. Assente numa defesa sólida e numa boa circulação de bola, os golos foram aprecendo

Sub10 - Argentina-3: Brasil-0 
Miguel, Francisco A.,Diogo, Mouta, João C.,João A.(3), Zé Maria, Pedro C.


A entrevista ao "Homem" do jogo:



E depois foram os sub12 com uma série de 3 jogos, frente a equipas bem mais fortes e estruturadas, (fcfoz, dragon force...) restou a garra dos miúdos e também, e especialmente, tirarem partido da oportunidade, dos muitos jogos, do ambiente e independentemente de lutarem sempre pelo resultado, jogarem à bola e divertirem-se... ficaram pelo caminho, mas têm mais um jogo final no dia 13/6.

Sub12: Argentina-1 : Colômbia -4:
Miguel, Bruno, Afonso A.,Afonso P.,João M., Rodrigo, Di (1), Ricky,Gui, David, Gabi,Simão

Sub12: Argentina-0 : Uruguai -4:
Miguel, Bruno, Afonso A.,Afonso P.,João M., Rodrigo, Di, Ricky,Gui, David, Gabi,Simão

Sub12: Argentina-2 : Espanha -8:
Miguel, Bruno, Afonso A.,Afonso P.,João M., Rodrigo, Di (1), Ricky(1),Gui, David, Gabi,Simão








30/05/15 - Fomos, os sub13, ao estádio do Bessa!

Logo de manhã, 9:00, ainda muita gente um pouco adormecida, arrancamos numa toada morna e lenta, e frente a uma equipa mais forte, desde logo fisicamente, também bem mais velha, estamos a utilizar muitos de 2004, 2005 e até 2006, frente a muitos de 2002, pagou-se caro... o resultado foi-se avolumando e confiança diminuindo... foi mais um passo no crescimento, às vezes sofrido, mas vai valer a pena... mantendo sempre o espírito, de luta, não desanimar e "deixar tudo em campo" é o que é pedido, e foi o que aconteceu.

Sub13: Boavista A-12: MiniPortus87 -0
Miguel, Afonso A., Afonso M., Afonso P., Rodrigo, Di, Ricky, David, João A



A seguir ainda houve tempo para mais um treininho, bem longo, em Oliveira do Douro.

terça-feira, 26 de maio de 2015

23/05/15 - Dia (em) cheio para os Minis das 9:00 às 20:00 (... e os seniores continuaram)

Às 9:00 no campo do Atlântico da Madalena jogaram os sub13 frente à equipa do NewTeam do Canidelo, a contar para a Ligafoot23.

Foi sobretudo um jogo muito bem disputado e equilibrado, apesar do campo com dimensões reduzidas e uma rede por cima, todo o restante ambiente foi bom, e assim foi possível fazer um jogo pelo jogo e desfrutar! - Obrigado aos responsáveis do NewTeam Canidelo.

Equipa que foi muito bem orientada pelo "adjunto" Helder, e apesar das muitas solicitações, uma vez que aproveitamos para incluir od nascidos em 2004

Sub13: NewTeam Canidelo-4 : MiniPortus87 -6
Miguel, Bruno. Afonso A.(1), João M., Afonso M.(2), Afonso P., Rodrigo, Di(1), Ricky(2), Gonçalo P.,Gabi, Simão, David




Para a tarde ficou o torneio McDonald's, com dois jogos para os sub10.

Primeiro frente ao Chile, uns pequenos chilenos, que por muito que o seu treinador berrasse tiveram muita dificuldade em sustenter estes Argentinos:

Sub10 - Argentina-11: Chile-0 
Miguel, Francisco A.(2),Diogo(1), Mouta(1), João L(1), João C.(1),João A.(5), Zé Maria, Pedro C.

Para o final do dia, já lá para as 8 horas, ficou reservado um grande jogo e correspondeu, duas boas equipas, equilíbrio e emoção...correspondeu verdadeiramente, terminou numa grande recuperação e num suado empate.

Começamos a jogar bem, mas sofremos o primeiro golo e soubemos reagir, conseguindo o empate e dar a volta ao marcador e tudo parecia correr de feição.., mas permitimos novo empate, ou melhor o árbitro, distraído(?) permitiu um golo, mas com a mão!, e a equipa abanou até porque os "nigerianos" jogavam e defendiam bem, e avançaram no marcador e conseguiram uma vantagem de dois...foi então necessário voltar a andar atrás do prejuízo, e logo de dois, de facto esta equipa teve (tem) a força física e mental, para lutar até ao fim e foram premiados com um empate! - Siga para os oitavos!

Sub10 - Argentina-4: Nigéria-4 
Miguel, Francisco A.(2),Diogo(1), Mouta(1), João L, João C.,João A, Zé Maria

Foto do túnel, sempre em bom ambiente:


E os seniores foram a correr para o jogo deles...Ufa! Grande dia!

segunda-feira, 18 de maio de 2015

16/05/15 - Inicio do Torneio McDonalds e logo com duas vitórias

O arranque deste ano no torneio McDonalds foi abençoado:



Somos, desta vez, a Argentina:




Como de costume, muita miudagem, muito calor e muito cedo:


Mas, desde logo, grande optimismo e muito divertimento:



Começaram os sub10 frente ao Irão, mas só às 13:05, pico do calor, mas a equipa fez um jogo muito simples e concentrado o que permitiu uma vitória folgada:

Sub10 - Argentina-10: Irão-0 
Miguel, Francisco A.(1),Digo, Mouta, João L(2), João C.(1),João A.(5), Pedro C.(1), Zé Maria

O João A.foi eleito o jogador do Jogo e foi para o flash interview na companhia do Francisco, que pode ser visualizada na página do facebook. 

E para o final do dia,às 18:50, entraram em actividade os sub12, com muita garra, e apesar de em desvantagem desde o inicio e por duas vezes, frente a uma equipa aparentemente mais organizada,souberam lutar e com muito esforço, foram premiados com uma saborosa vitória,com os autores dos golos (e que golos!) todos serem terminados em is!:

Sub12: Argentina-5 : França -2:
Miguel, Bruno, Afonso A.,João M., Rodrigo, Di (2), Ricky,Gui(2), David, Gabi(1),Simão






terça-feira, 12 de maio de 2015

9/05/15 - Jogos treino para Sub10 e Sub8/9 e restantes a treinar em OD

Recebemos o pessoal do Ext. António Nobre, de Matosinhos, começando por um animado jogo de sub10, a pensar já no torneio McDonalds, com o resultado 10-2, com golos do João A(4), Francisco A(2), João C. e o convidado Balta com um hat trick! (tudo produção do CBE...)

Depois seguiu-se os mais pequeninos, também um excelente jogo, com o resultado (3-4), com golos do Miguel L(2) e Lucas.

Os restantes treinaram e claro fizeram um muito longo (na visão dos pais...) jogo final.

As fotos da malta:





segunda-feira, 27 de abril de 2015

25/04/15 - Sub11 vencem para a Liga, sub12 e sub8/9 treinam no Infesta

Manhã intensa, sempre em movimento para o MINIPORTUS, mas não podia deixar de registar o desempenho e acima de tudo o empenho e o espírito fantástico das três equipas do MiniPortus que estiveram em acção.

Os Sub11, em Oliveira do Douro, na Liga Foot; os sub12, em S. Mamede Infesta, na preparação para o Torneio McDonalds, e os sub9, também em S. Mamede, e igualmente frente ao Infesta, em mais um jogo-treino de consoiidação para um grupo que ainda vai dar muito que falar.

Ganhamos, perdemos, mas o que realmente importa é que todos deixaram tudo em campo - como acontece há quase 28 anos no PORTUS87. Jogando sempre para ganhar, porque só assim se respeita o jogo, mas antes de mais e acima de tudo, porque é assim que nos DIVERTIMOS, é assim que desfrutamos plenamente destes momentos únicos e partilhados! Jogando nos limites: do esforço, da garra, da união, da autosuperação individual e colectiva. Foi assim que o ontem a equipa de séniores jogou no Inatel; foi assim que hoje os miniportus jogaram os seus jogos. 

É ver essa continuidade, essa partilha de um espírito tão especial por parte de miúdos de 7, 8, 9, 10, 11 anos que nos deixa imensamente felizes e orgulhosos. Muitos parabéns a todos e sábado há mais!
FORÇA (MINI)PORTUS !!

Sub11 - MiniPortus87-11: Gondim-2 
Miguel, Bruno, Di(2),Simão, Gabi(2),  Francisco A.(1), Rodrigo M.,Digo M.(1),João A.(4), Gui(1)

(Amigável S. Mamede Infesta) Sub12: Infesta-7 : MiniPortus87 -5:
Miguel, Bruno, Afonso A.,João M.(1), Afonso M.(2), Afonso P., Rodrigo, Di, Ricky(1), Gonçalo P.,Gui(1), David, Gabi,Simão

Jogou-se em paralelo, em S. Mamede, um animado jogo de sub8/9 frente ao Infesta, com muitas estreias, o Tomás marcou, e logo dois, o Gonçalo estriou-se, e também marcou, e portanto os mesmo mais pequenos fizeram uma excelente exibição, estiveram sempre a liderar o marcador, mas no final, talvez porque estavam só cinco, descansava-se na baliza, o resultado final foi 5-6, mas sempre com grande atitude e ambição!

Videos do jogo dos sub11:








segunda-feira, 20 de abril de 2015

18/04/15 - Encontros com o Gondim e treino para todos

Começamos a amanhã, com adaptações, esperávamos fut5 para os mais pequenos, mas começamos com um futebol de 7 frente ao Gondim, mas como somos muito polivalentes, logo montamos uma equipa e siga, no final ainda houve tempo para um futebol de 5 para os mais pequenos.

Foram ambos os jogos muito bem disputados, muito equilibrados e portanto, mesmo com as adaptações de última hora, foi bem sucedida a recepção ao Gondim.

No final houve treino para todos e um disputadissimo jogo interno!

Parabéns aos David que assim completou a sua 200ª actividade!


sexta-feira, 17 de abril de 2015

11/04/15 - Dia de Ligafoot para os sub13 e sub11

Começaram os sub13, em casa, em Oliveira do Douro, frente ao Boavista, e na verdade fizeram um grande jogo, o resultado esteve até meio da 2ª parte sempre equilibrado, num jogo bem disputado, só lá para o final acabou por pender para os axadrezados:

Sub13: MiniPortus87 -3: Boavista B -8
Miguel, Afonso A., João M., Afonso M.,Vasco, Zé Luis(1), Afonso P., Rodrigo, Di, Ricky(1), Gonçalo P.(1)Francisco A.

Destaque para o facto que se cumpriu a 100º actividade do Afonso M., Grande jogador!

De seguida, fomos para Perosinho, onde jogamos num excelente estádio, muito espaço e muito verde, e também muito bom tempo, ou seja belo ambiente... e o jogo também correspondeu, muito bem jogado, equilibrado, grandes jogadas de parte a parte, e assim vale a pena. E até começamos a perder, mas depois a máquina engatou, começamos a circular bem a bola, a fazer boas jogadas e os golos foram aparecendo:

Sub11 -Academia Viva-1 : MiniPortus87-4 
Miguel, Bruno, João L(1), Di(1),Simão(1),  Francisco A., Rodrigo M., João C.,Digo M.,João A.(1), Pedro C.,Gabi


quinta-feira, 9 de abril de 2015

28/03/15 - Treino Geral

Em Oliveira do Douro, dividido em subgrupos, por escalões: sub13, sub11 e sub9, desenvolveram-se diversos exercícios de controlo e circulação de bola.

No final, claro, o jogo, tão desejado, correu como de costume, muito animado!

Destaque para o Afonso Azevedo que atingiu a sua 200º participação!

terça-feira, 24 de março de 2015

21/03/15 - Treino e festejos do dia do Pai

Com a paragem da Liga em ambos escalões aproveitamos para festejar com os Pais, o seu dia!

Mas primeiro, "trabalho duro" no treino e depois muitos jogos, com a participação dos pais, o que é sempre uma motivação especial, de impressionar, e fazer correr, os "velhotes"... soube mesmo bem, para todos.

Foi assim uma manhã diferente, muito animada que serviu acima de tudo para estreitar ainda mais os laços de todos que estão à volta dos MiniPortus.








sábado, 14 de março de 2015

14/03/15 - Regressou a Ligafoot e logo com duas vitórias

Começamos na Maia com os sub11, com uma bela manhã de sol, apesar de começarem adormecidos acabaram por conseguir desenvolver o seu bom futebol e o resultado foi-se avolumando, num bom jogo

Sub11 - FC Maia A-0 : MiniPortus87-6 
Miguel, Bruno, João L, Di(1), David,  Francisco A.(2), Rodrigo M., João C.,Digo M(1)  João A.(2),Gabi, Pedro C., Simao, 


e dois vídeos,

o golo do João:


e o do Dioguinho:


 



De seguida fomos a correr para "casa", em Oliveira do Douro tínhamos o GD Afurada para os sub13, para 50ª actividade da época, foi um jogo bem jogado e muito emotivo, até começamos bem, marcamos primeiro, mas depois parece que tínhamos ficado fora de jogo (1-4), mas enganem-se estes miúdos, sabem sofrer e reagir, sempre com muita garra, conseguiram uma difícil vitória por 6-5, num jogo muito equilibrado, em que a dimensão física dos miúdos também o era, e foi assim um jogo taco a taco, e assim é bom de ver, todos poderem desenvolver o seu futebol, muita emoção até ao fim, bolas salvas encima da linha, grandes defesas e claro também grandes golos.

Sub13: MiniPortus87 -6: GD Afurada -5
Miguel, Afonso A.(1), João M.(1), Afonso M.(2),Vasco, Zé Luis(1), Rodrigo, Di(1), David, Simão, Gabi


Entretanto, os sub9, mantendo grande entusiasmo, treinaram no campo do fundo!

(foi assim um pleno no fim de semana, já que os seniores, tinham já ganhado (4-1), na sexta à noite em Cristelo!)

7/03/15 - Fomos TODOS a Vila do Conde, para convivio com EF Bola no Pé


No sábado, o MiniPortus deslocou-se a Vila do Conde para um convívio com a Escola de Futebol Bola no Pé, com 3 animados jogos nos três escalões de que dispomos: sub9 (6-2)(os mais pequenos são grandes no entusiasmo com que jogam e "ninguém os pára"), sub11 (8-1)(com a sua competitividade notável) e sub13 (1-12) (uns lutadores natos - sempre a enfrentarem gente mais crescida). 

Fica o registo de uma bela manhã de sol e calor muito bem passada, com muito divertimento e competição sã. Sente-se que somos cada vez mais uma EQUIPA, com enorme espírito de companheirismo de todos os jogadores - independentemente do escalão. Aliás, há muitos atletas que jogam em mais do que um escalão e isso também ajuda a este espírito fantástico, para que muito contribuem os pais e familiares. Parabéns a todos!
Falta agradecer a disponibilidade a a recepção à EF Bola no Pé e esperar que se possam repetir eventos como este.













quarta-feira, 4 de março de 2015

28/02/15 - Grande manhã de sábado - mais uma... Mas com novidades! Estreia dos sub9, Grandes jogos dos sub11 e 13

Num sábado de muita chuva - uma morrinha permanente - mais uma manhã fantástica em Oliveira do Douro para o MINIPORTUS87. Desde logo, o programa das festas prometia, com a inédita realização de jogos em três escalões diferentes, demonstrando o crescimento, sempre sustentado, deste projecto.


E começamos exactamente por aí, pela estreia da equipa de sub-9 num jogo competitivo, a abrir a manhã de futebol. Os mais novos jogadores do MiniPortus tiveram o Boavista de VN de Gaia como primeiro adversário e deram uma excelente conta do recado. Primeiro, porque mostraram um entusiasmo e um empenho enormes. Segundo, porque se divertiram à grande, juntamente com todos os presentes, pais, colegas, adversários. E, sendo o menos importante, fica o registo de uma vitória na estreia, por 6-3, com bons momentos de futebol das duas equipas. A fotografia dos "laranjinhas", que aqui apresentamos, diz tudo sobre o espírito desta malta. O futuro (também) são eles!


Foi depois a vez dos sub-13 entrarem em acção, para um jogo extremamente animado e renhido a contar para a Liga Foot, com a Academia do INED. Como já é timbre da nossa equipa, entramos um pouco adormecidos e deixamos o marcador chegar a 0-3, Mas depois, como também acontece tantas vezes, os miniportus reagiram, começaram a pôr em campo a sua garra e espírito de luta e estiveram perto de dar a volta ao marcador. A perder ao intervalo por 1-3, a verdade é que fizeram uma grande segunda parte - a nossa qualidade de jogo melhorou muito, com mais jogadas de entendimento e circulação de bola - e correram sempre atrás do prejuízo, nunca desistindo, acabando o jogo num 6-8 final. O encontro teve muitos e bons golos e muita alma num jogo divertido para todos os envolvidos.

Sub13: MiniPortus87 -6: INED-8
Miguel, Afonso A., João M., Afonso P., Afonso M(4), Gonçalo P.(2), Ricky, Di, David, Gui





A manhã terminou (embora fosse já hora de almoço) com outro grande jogo. O de sub-11, frente ao Boavista de VN Gaia, um competidor directo pelo título neste escalão da Liga Foot (o outro é o Águias de Gaia, que nos venceu, mas que perdeu com este Boavista). E o mínimo que se pode dizer é que a nossa equipa esteve imparável. Muito segura a defender, organizada, solidária, criativa a atacar, inesgotável em todos os momentos da partida. Perante um adversário que se percebe estar muito bem orientado, os Miniportus encheram de orgulho os respectivos treinadores e pais com uma sua atitude fantástica e alguns momentos de inspiração individual e colectiva. Venceram por 3-1 e ainda tiveram mais alguma boas oportunidades claras de golo em outras tantas jogadas bem construídas.

Sub11 - MiniPortus87-3: Boavista VNG-1 
Miguel, Bruno, João L, Di(2), David,  Francisco A., Rodrigo M., João C.,  João A.(1)

Resta agradecer a visita do INED e do Boavista de VN Gaia. A estes últimos agradecemos especialmente a disponibilidade e a simpatia do costume. Que se repitam muitas manhãs bem passadas como esta, sempre com enorme correcção e desportivismo.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

21/02/15 - Manhã atribulada para os sub11 e os sub13 receberam a EF Bola no Pé

A manã deveria começar bem cedo na Maia, para os sub11, mas devido a um atraso no jogo anterior, por culpa da ausencia do arbitro previsto, o nosso jogo foi cancelado.

Moral da história fomos todos a correr para Oliveira do Douro, e ainda foi possível realizar um excelente jogo treino interno, com os sub11 em bom plano e os sub13 a aproveitar para aquecerem para o jogo que se seguia. Foi mesmo um jogo bem disputado e com um excelente fio condutor.

A seguir então recebemos, a forte equipa dos EF Bola no Pé, a contar para a Liga Foot23, sub13, e até começamos bem, mas depois a circulação de bola colectiva e o melhor jogo dos adversários foi vindo ao de cima e o resultado foi-se desequilibrando, mas sempre num excelente jogo e ambiente!

Foi mais uma etapa, a última jornada da primeira volta, para a difícil evolução e crescimento destes miúdos, que têm de defrontar sempre equipas mais possantes e treinadas, mas que não viram a cara à luta apesar da grande dificuldade em alguns momentos.

Sub13: MiniPortus87 -1: EF Bola no pé -14
Miguel, Afonso A., João M., Afonso P.,Vasco, Gonçalo P., Zé Luis, Rodrigo, Di(1), David, Gui

De referir ainda que o Di atingiu o seu 200º actividade (jogos e treinos) e logo com um grande golo - Grande Jogador, Grande Atitude Di - Parabéns!

14/02/15 - Treino Geral de Carnaval

Com equipamento livre, apareceram muitos jogadores muito conhecidos, desde o invariavel CR7 em ponto pequeno até um muito semelhante Modric !!!!!!

Claro, que para além das brincadeiras de Carnaval, o treino foi muito a sério mas em grande ambiente, aliás como sempre!!






quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

7/02/15 - Os sub13 receberam as "mulheres" do Valadares e os restantes treinaram

Então começamos com as "meninas" do Valadares, que eram bem grandes..., os nossos sub13,12,11,10 até começaram bem, mas depois a maior força veio ao de cima e ditou leis, para além claro que já havia lá miudas a jogar muito bem à bola, de nossa parte, fizemos mais um bom jogo, com garra e empenho, e quando é assim não se pode pedir mais...

A frase do dia foi mesmo a indicação do Mister: "Cada um com a sua!"...


Sub13: MiniPortus87 -3: Valadares-7
Miguel, Afonso A., Afonso P(1), Vasco,Rodrigo, Zé Luís, Ricky, Di(1), Francisco A., Gui(1), David


E finalmente, o treino com toda a malta, desta fez-se uns joguinhos 5 contra, com as balizas pequenas... em que já foi testada a capacidade da equipa de sub9, que respondeu ao melhor nível...

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

31/01/15 - Bom jogo de futebol para os sub13 e... bom treino para os restantes

Dadas as ausências de muitos sub13... tivemos que recorrer a muitos sub11 para a recepção à equipa do Boavista A, que foi na realidade um bom jogo de futebol, bem disputado.


Sub13: MiniPortus87 -2: Boavista-6
Miguel, Afonso A., João M., Vasco, Gonçalo P., Afonso M.(1), Di, João A(3), David, Gui(1)

Um jogo em que mais uma vez os miniportus deram excelente conta de si, defrontando uma equipa com outro "cabedal", sem nunca desistir, mesmo perante o desequilíbrio no marcador (2-6 no final). E desta vez ainda foram em maior número os jogadores dos sub11 a fazerem uma perninha na equipa, e em muito bom plano. 

É incrível ver miúdos de 9 e 10 anos a não se atemorizarem perante "rapagões" de 12 anos, lutando por cada bola, por cada lance, sempre com entusiasmo. E com certeza que isto é uma grande lição desportiva, mas também de vida, no sentido de não temer desafios nem dificuldades, por muito grandes que possam parecer. 

Ver o video de uma Grande defesa nesse jogo do Miguel:

https://www.facebook.com/video.php?v=1509002826011156


E no fim ainda houve força para um treino de mais de uma hora, finalizado com jogo interno bem a doer, sempre nos limites, à Portus87. 

Uma maravilha ver a alegria e empenho partilhados por todos. Parabéns, malta! Sábado há mais! FORÇA MINIPORTUS!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

24/01/15 - Treino Geral em OD e mensagem de Boas Vindas ao Zé Nuno!

Numa manhã espectacular, todos os escalões a treinarem às ordens dos dois adjuntos Vieiras! em O.D.

Muita circulação de bola mas também muito trabalho de finalização e claro o jogo final!

Mesmo no fim, depois de um longo treino, tiramos o retrato e gravamos uma mensagem para o novo craque, o Zé Nuno, o nosso sub1!





segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

17/01/15 - Nova vitória para os sub13 na Liga e treino para todos no fim em OD

...Ainda moralizados pela vitória da semana passada, os sub13 encararam o jogo com optimismo, frente à equipa NewTeam Canidelo, que apareceu desfalcada, com apenas 6 elementos. Foi assim um jogo, quase de sentido único, que a rapaziada encarou com seriedade e empenho e o resultado foi-se desnivelando, com todos a quererem marcar.

O Mister aproveitou o enquadramento e foram vários os sub11 que tiveram ainda a oportunidade de jogar neste escalão, dos Grandes.

Sub13: MiniPortus87 -16: NewTeam Canidelo-1
Miguel, Afonso A.(1), Afonso P(1), Vasco,Rodrigo(2), Gonçalo P.(2), Afonso M.(4), Zé Luis(3), Di, Francisco A., João A(3), David, Simão, Bruno

Destaque ainda para o João A. que foi o primeiro a atingir a meta de 200 actividades no MiniPortus, e logo comemorou com um hat trick!

E de seguida, foi a repetição da semana passada, treino geral, com todos, sub13,sub11 e claro os sub9, mais uma vez muito "competitivo", mas onde todos se enquadram bem!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

10/01/15 -Treino e uma saborosa vitória para os sub13 na Liga

Para este sábado estava reservado um jogo dos sub13 para a Ligafoot23 seguido de um treino para todos, sub13, sub11 e sub9.

Então começamos com "o prato forte", o jogo dos sub13 frente ao RealFoot.

Há coisas fantásticas no desporto e uma delas é ver uma equipa que tem sofrido muito (e sabido sofrer) nos últimos jogos, conseguir reagir com galhardia, com espírito de luta e de grupo, e dar volta por cima, vencendo um jogo que olhando a classificação da respectiva liga parecia fora do nosso alcance.

 Os Sub13 do MiniPortus foram essa equipa, em Oliveira do Douro, receberam o RealFoot, que ainda há pouco criara muitas dificuldades ao Águias de Gaia (o líder bem isolado do campeonato) e realizaram exibição de gala, vencendo por 5-2. 

Fica o resultado, mas muito mais importante, o exemplo e a lição de vida: nunca desistir, em circunstância alguma, fazendo da união e da garra as grandes armas para enfrentar as dificuldades. 

Parabéns a todos! FORÇA MINIPORTUS! 
(para a posteridade, a foto da merecida celebração colectiva no fim do jogo)




Sub13: MiniPortus87 - 5: RealFoot-2
Miguel, Afonso A., João M., Afonso P(1), Vasco, Ricky,Rodrigo, Gonçalo P., Afonso M.(3), Zé Luis, Di(1), Francisco A.

De seguida foi um animado treino, com todos, com muita circulação de bola e até com exercícios frente à equipa técnica+pais, para sentirem mesmo a dificuldade e correspondente necessidade de (bem) circular a bola.

Houve ainda tempo para o grande final, um joguinho, onde os sub9 também se destacaram!

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

3/01/15 - Inicio de Ano Novo difícil, jogos para os sub11 e 13 para a Liga

Juntaram-se os jogos, para os dois escalões, frente aos Águia de Gaia, para a LigaFoot23  em Oliveira do Douro, para começar o ano numa bela, solarenta, mas fria, manhã de inverno.

Começaram os sub 11 e arrancaram bem, com uma excelente 1ª parte, a ganhar e a ter muitas oportunidades, mas na segunda face a uma equipa com melhores índices físicos e face a alguma pressão, acabaram por se desorientar um pouco e permitir a reviravolta e o distanciar no marcador, tendo ainda uma boa reação final mas já não chegou:

Sub11 - MiniPortus87-4: Águias de Gaia-6 
Miguel, Bruno, João L, Di(1), David, Gabi, Francisco A.(1), Rodrigo M., João C.,  João A.(2)

Destaque ainda para o facto do João Luis ter cumprido a 100ª actividade no MiniPortus... Grande esse pequeno "Lobinho"!


De seguida a tarefa para os sub13, parecia ainda muito mais complicada, frente aos 1ºs, mas mais do que isso, frente a uns "homens"comparados com os nossos miúdos, de 2003, e alguns, dadas as ausências, mesmo de 2004/05, e isso notou-se demasiado, conjuntamente com um arranque muito temeroso, permitiu um desequilibro enorme no marcado (0-11). Neste caso valeu a 2ª parte, frente a um conjunto de miúdos bem mais equiparados, conseguimos manter a lucidez, garra e principalmente o ânimo, e fazer um parcial impensável (3-2), que não serviu mais do que deixar um sabor menos negativo, mas sobretudo dar mérito a quem aconteça o que acontecer não "atira a toalha ao chão" e isso sim foi bonito de ver!

Esta equipa continua assim a crescer, a lutar muito, a não desanimar, porque vai valer a pena num futuro muito próximo, certo é, que seria bom que as equipas fossem mais do nivel daquela da 2ª parte, mas é esta Liga e com ela vamos crescendo!

Sub13: MiniPortus87 - 3: Aguias de Gaia-13
Miguel, Afonso A., João M., Afonso P, Vasco, Ricky (2),Rodrigo(1), Zé Luis, Di, Francisco A.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Votos de FELIZ NATAL para todos!




terça-feira, 23 de dezembro de 2014

20/12/14 - Manhã especial, sub13 e sub11 (e também os pais) em açãoe celebração de Natal

Foi especial em muitos sentidos para o PORTUS87, incluindo as respectivas camadas jovens, o MiniPortus.
Especial porque começamos a pôr em prática a associação com uma prestigiada marca da nossa cidade, a Ach. Brito. Mais uma vez agradecemos a confiança demonstrada e tudo faremos por estar sempre ao nível das responsabilidades implícitas. No quadro do acordo com a marca, os nossos jovens já utilizaram as suas novas camisolas de aquecimento e como podem ver nas fotografias ficaram muito bonitas.
Mas também especial porque a proximidade do Natal foi motivo para realizarmos uma simples mas saborosa celebração natalícia com os nossos atletas e os seus familiares. Uma festa que envolveu um jogo (ou melhor, dois) entre pais e filhos, com estes a darem água pela barba aos progenitores. Depois da jogatana, houve bolo-rei (diga-se que espectacular), sumos, espumante e vinho do Porto, mesmo ali ao lado do campo de futebol. Como de costume, o ambiente vivido não podia ser melhor, com a boa disposição sempre dominante, o que só pode dar mais motivação para fazer crescer um projecto muito... especial.
E voltamos ao carácter especial deste fim de semana para destacar ainda algo que muitas vezes é visto como normal e até trivial: o carácter de grande animação, equilíbrio e desportivismo que dominou todos os jogos das equipas do clube. Ganhamos e perdemos, mas acima de tudo toda a gente se divertiu, em equipa, lutando pelo melhor desfecho, respeitando e sendo respeitado.
Os séniores foram os primeiros a entrar em acção, na sexta-feira à noite, no jogo da 4ª jornada da Liga do Inatel com o Leões da Agra, no "nosso" pavilhão, o da Escola Secundária António Nobre, em Paranhos. Esperava-se um desafio complicado e tal confirmou-se em pleno. Foi preciso enorme garra e entrega para segurar o golo marcado na primeira parte e garantir uma preciosa vitória (1-0) que nos mantém nos lugares cimeiros da classificação.
Já no sábado, o centro da acção passou para Oliveira do Douro, para a Escola do Freixieiro, onde recebemos a visita de duas equipas da escola do Boavista FC de Vila Nova de Gaia. Primeiro, jogaram os sub13, em jogo a contar para a Liga Foot23. Mais uma vez a equipa não começou bem, ainda um pouco adormecida, mas o espírito de luta destes miúdos já tem muito de Portus87 e na segunda parte tudo foi diferente, com a qualidade do jogo a subir também muitos furos. Recuperamos no marcador para 2-4 e deu mesmo a ideia que seria possível mais, mas os muitos golos falhados não o permitiram.

Sub13: MiniPortus87 - 2: Boavista VNG-4
Miguel, Afonso A., João M., Afonso P., Gonçalo P.(1), Ricky, Di, Francisco A.(1)

Seguiu-se o encontro de sub11, que era de cariz amigável, servindo como um oportuno treino para os jogadores das duas equipas. Foi um jogo muito bem disputado, com a nossa equipa a conseguir superioridade na maior parte do tempo. Boas jogadas, muito empenho nas disputas de bola, grande determinação em todos os aspectos de jogo, valeram uma bela vitória por 2-1, com o golo do Boavista de VN Gaia a surgir já nos últimos segundos da partida.
Sub11 - MiniPortus87-2: Boavista VNG- 1 
Miguel, Bruno, João L, Di, David, Gabi, Francisco A.(1), Rodrigo M., João C.,  João A., auto(1)

Depois, foi a festa já referida, com pais e outros familiares a acompanharem os jogadores e a equipa técnica em momentos muito bem passados.
Algumas referências e agradecimentos finais merecidos:
- para o Sr. Lima, guarda do campo de Oliveira do Douro, que é inesgotável no apoio que dá a este projecto. Já é um de nós!
- Ao Boavista de VN Gaia pela visita e pelos excelentes jogos disputados, em todos os sentidos.
- Mais uma vez, à Ach. Brito pela confiança.
- Aos familiares dos nossos atletas por serem parte activa, entusiasmada e fundamental de tudo isto.







18/12/14 - O MiniPortus87 e Portus87 fizeram um acordo com a Ach Brito para divulgação desta prestigiada marca

O MiniPortus87 e Portus87 fizeram um acordo com a Ach Brito para divulgação desta prestigiada marca.

Como todos o saberão, a AchBrito (http://www.achbrito.com/pt/) é uma tradicional e prestigiada empresa, localizada em Vila do Conde (onde tem uma bonita loja de fábrica), sendo uma das mais antigas e mais acarinhadas empresas de Portugal, com uma história de produção de sabonetes e de outros artigos de perfumaria que remonta a 1887, estando hoje presente em mais de 50 países com a sua marca de luxo: Claus Porto.
Assim sendo, pareceu-nos que fazia todo o sentido esta ligação com o Portus87 (www.portus87.com), que foi fundado em 1987 no Porto (precisamente no mesmo local, não muito longe, na esc. Carolina Michaelis, cem anos depois da Ach Brito…), mantendo também sempre nobres valores e um espírito e princípios muito peculiares:
 Não é uma associação, não é um clube, é muito mais do que isso…


terça-feira, 16 de dezembro de 2014

13/12/14 - Desta vez os sub11 em ação, e grande ação em Gondim e sub13 a "descansar"...

Desta vez, para variar, foram apenas os Sub11 a ter jogo da Liga Foot23. 

Visitamos o estádio do Gondim Maia e realizamos mais um bom jogo. Desde o início se percebeu a diferença substancial entre as duas equipas, em termos individuais e colectivos (nota-se que esta equipa do Gondim está ainda no início do seu processo de formação), pelo que na segunda parte foi possível promover algumas alterações posicionais na nossa equipa... em particular com aquela substituição geral, todos para fora entram outros... 

É importante que os miúdos possam experimentar diversas posições em campo, também de acordo com as suas preferências. E foi o que aconteceu, não impedindo ainda assim que fizessem algumas boas jogadas e marcassem nove golos, contra um do adversário. 

Não sendo o mais importante em tudo isto, registe-se que esta vitória colocou-nos na liderança do campeonato de Sub11. E, claro, se for possível ganhar enquanto nos divertimos e crescemos, melhor! 


Sub11 - Gondim-1: MiniPortus87-9 
Miguel, Bruno, João L, Di(1), David, Gabi, Gui(2) Francisco A.(2), Rodrigo M., João C.(1),  João A.(1), Pedro C.(1), auto(1)




A transformação de um penalty (gentilmente cedida pelo realizador Abel Silva):


E claro, o grande final:




Para os sub13 e sub9, foi de paragem, para alguns bem forçada!

Parabéns a todos! FORÇA MINIPORTUS!

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

6/12/14 - Mais um sábado de bola...jogos para a Liga... sub13 a lutar muito e sub11 a brilhar

Mais uma manhã de sábado de Liga Foot para o MiniPortus87 na Escola do Freixieiro, em Oliveira do Douro. 
Começamos com os sub13 que receberam uma das equipas mais fortes do seu campeonato - o Maia Lidador B - e tiveram que suportar uma derrota pesada (1-13) nesta sequência complicada que está a exigir muito da nossa jovem equipa. 
Claro que custa muito sofrer várias goleadas seguidas mas, como temos insistido, tendo em conta as circunstâncias há que saber estabelecer objectivos que não passam apenas pelo resultado mas muito mais pela aprendizagem, pela entrega, e pela melhoria da qualidade de jogo. Claro que aqui ou ali se nota algum desgaste, mas o esforço, a dedicação e a vontade de fazer melhor continuam a ser a nota dominante. 
Assim também se cresce, percebendo que quando se deixa tudo em campo ninguém nos pode exigir mais nada.

Sub13: MiniPortus87 - 1 : Maia B-13
Miguel, Afonso A., João M., Afonso P., Gonçalo P., Ricky, AfonsoM, Di(1), Francisco A.

Entraram depois no relvado os sub11, que estão integrados num campeonato em que claramente não há tanta diferença de idades e condições como nos sub13. 
Foram claramente superiores à Academia Viva e venceram por 8-1. Viram-se grandes golos e bonitas jogadas que a par de um grande entusiasmo de todos garantiram um belo jogo da nossa equipa.

Sub11 - MiniPortus87-8: Academia Viva- 1 
Miguel, João L, Di(4), David(1), Gabi, Francisco A., Rodrigo M., João C.(1),  João A.(2), Pedro C.

Registe-se ainda, a estreia do João Luís na baliza, em grande nível!

Desta vez são os sub11 que têm direito a foto.



E... FORÇA MINIPORTUS!!!!

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

29/11/14 - Sub13 no histórico Bessa e sub11 e 9 a treinarem em casa

Neste sábado tivemos jogo da Liga Foot23 para os sub13 e treino para os sub11 (infelizmente houve muito menos inscrições de equipas no campeonato destes últimos pelo que têm muito menos jogos...).

Começamos no Bessa com mais um jogo muito difícil perante o Boavista B, que terminou com uma derrota por 8-1, mesmo que os Miniportus tenham mais uma vez jogado com muita coragem e determinação, deixando tudo em campo. Na primeira parte conseguimos mesmo equilibrar o encontro e conseguimos boas iniciativas que mereciam golo. Sofremos o 2-0 em cima do intervalo e depois na segunda parte veio ao de cima a melhor preparação e capacidade física do adversário. 

Sub13 - Boavista B-8 : MiniPortus87 - 1
Migui, Miguel, Afonso A., João M.(1), Afonso P., Vasco, Gonçalo P., Ricky, Rodrigo P., Di, Francisco A.




Nesta prova de sub13 temos que encarar a competição com especiais cautelas e saber relativizar os resultados que obtemos. Isto por defrontamos clubes com outras estruturas, características e objectivos. E ainda por cima com muitos jogadores de 2002, enquanto os nossos miúdos são todos de 2003 e alguns até são mais novos. Não queremos que tal seja visto como desculpa, antes que todos tenhamos noção das realidades e que assim possamos continuar a desfrutar da competição e do que ela nos pode trazer: divertimento e aprendizagem.

Depois, em Oliveira do Douro, treino dos sub11, com a animação do costume, sempre entre a tal aprendizagem e o indispensável divertimento. Os sub9 - mais uma equipa em construção - também tiveram o seu treino e no final participaram com o habitual entusiasmo no jogo que encerrou a manhã.

Finalmente, Parabéns ao Rodrigo Mouta que passou a ser mais um dos centenários em termos de actividades do MiniPortus...Grande Mouta!

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

22/11/14 - Faltaram pontinhas de sorte aos sub13 e 11 a jogarem para a Ligafoot

Foi um sábado MINIPORTUS de grandes emoções e muita animação na Escola do Freixieiro, com dois jogos da Liga Foot muito equilibrados e renhidos. Desta vez a sorte não quis nada connosco mas, claro, sabemos que noutras ocasiões já nos ajudou bastante. É assim mesmo o desporto. 

No primeiro jogo, dos sub11, com o Maia Lidador B, tivemos excelentes momentos, fomos mais equipa mas tal como nós o adversário lutou muito e acabou por empatar quase na última jogada do encontro depois de 3 bolas aos postes... Injusto tendo em conta o que se passou no campo mas acima de tudo ficou um belo jogo de futebol que terminou num empate:


Sub11 - MiniPortus87-4: Maia B- 4 
Miguel, Bruno, Di, Simão, David, Gabi, Francisco A.(1), Rodrigo M., Diogo, João C.,  João A.(2), Pedro C.(1)

O mesmo se pode dizer do jogo dos sub13 perante o Maia Lidador A, logo a seguir. Mais uma vez com grande diferença de "cabedal" entre as duas equipas, a balança parecia pender claramente para os visitantes, mas os miniportus é que não se ficaram e realizaram uma recuperação fantástica no marcador. De 1-5 chegaram ao 4-5 e ainda mandaram uma bola ao poste nos últimos minutos. Uma manifestação de querer, de garra, de coragem que só pode ter impressionado quem viu. 


Sub13: MiniPortus87 - 4 : Maia A-5
Migui, Miguel, Afonso A., João M., Afonso P., Vasco, Gonçalo P., Zé Luis(1), Ricky(1), AfonsoM(1) auto(1)

Sinceramente, ficamos mais orgulhoso com o comportamento exemplar dos nossos jogadores do que com muitas das vitórias que alcançamos até hoje. Aqui fica a foto dos sub13 que mostraram o verdadeiro espírito PORTUS (os sub11 também o fizeram, mas com a pressa de preparar o jogo seguinte, desta vez não houve foto deles  ). PARABÉNS A TODOS!



sexta-feira, 21 de novembro de 2014

15/11/14 - Treino para todos em Oliv.Douro

Treino geral...dos sub9 aos sub13, muita miudagem empenhada e no final claro, um grande e animado jogo.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

8/11/14 - Sub13 no diluvio de S.P.Fins e os sub11 escapam por pouco no treino em Oliv. Douro...

O dia, apesar das previsões, até começou "soft", logo de manhã, às 10, os sub11 (e os sub9) encontraram boas condições para treinar, só lá para o final é que começou a cair.


Mas o pior, foi para os sub13, quando chegamos a SP Fins, grande diluvio... água por todo o lado, no limite mesmo, mas enfim avançou-se com o jogo e até aguentamos bem o inicio, tendo inclusive as primeiras ocasiões de golo, mas depois foi imperando a lei do mais forte e maior, os miúdos locais tinham muito melhores condições físicos para aguentar o temporal e o resultado, foi-se desnivelando para níveis muito injustos, apesar de sempre darem muita luta - sabemos que foi muito duro, parabéns pela entrega, rapaziada!

Sub13 - SP Fins-8 : MiniPortus87 - 1
Migui, Miguel, Afonso A., João M., Afonso P., Zé Luis, Ricky, Di, João A.(1)


Foi assim um jogo complicado em muitos aspectos para os nossos Sub13 em São Pedro de Fins no sábado passado. Muita chuva, que tornou o campo ainda mais difícil, perante adversários todos eles mais velhos (algo que se vai tornando um hábito, mas é o preço que pagamos por jogar apenas com atletas de 2003, quando as outras equipas têm muitos de 2002), e um jogo em que a sorte não quis nada connosco.
 Acontece. E faz parte da aprendizagem. Perder de forma clara e saber lidar com isso, também. 

O mais importante, no entanto, voltou a ser a coragem de todos, a encararem as dificuldades e a lutarem pelo melhor resultado. Sempre com um espírito assinalável, nunca baixando os braços! 

FORÇA MINIPORTUS!

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

1/11/2014 - Derrota, mas bom jogo, para os sub13 e treino para os sub11

Começamos no Parque da Cidade, numa bela manhã de sol, e apesar do resultado até começamos bem... frente ao INED, uma equipa mais forte fisicamente, com miúdos provavelmente mais velhos, aguentamos bem a primeira parte (2-3), mas na 2ª parte, apesar de mantermos uma qualidade de jogo apreciável o resultado foi-se desequilibrando, manifestamente exagerado para o que se passou em campo. Destaque ainda para o "hat trick" do reforço Ricky


Sub13 - INED-8 : MiniPortus87 - 3
Migui, Miguel, Afonso A., João M., Afonso P., Berna, Vasco, Gonçalo P., Zé Luis, Ricky(3), Di, João A.


De seguida, fomos a correr para Oliveira do Douro, para o treino dos sub11, um pouco mais curto que costume, mais intenso, deu para realizar um belo jogo interno

terça-feira, 28 de outubro de 2014

25/10/2014 - Arranque da Ligafoot 2014/15



Grande arranque do MiniPortus na Liga Foot 2014/15. 

Numa bela manhã de sol e calor dois excelentes jogos a todos os níveis. 

E ainda para mais com vitórias justas e conseguidas com qualidade de jogo, muita garra e atitude. 

Os sub 13 venceram por 6-5 o GD Bairro da Afurada e os sub11 ganharam 5-2 ao Maia Lidador A. 

PARABÉNS A TODOS e venham mais manhãs destas!




Sub13 - MiniPortus87 - 6: GD Bairro da Afurada- 5
Migui, Miguel, Afonso A., João M., Afonso P.(1), Berna(1), Vasco, Afonso M.(2), Gonçalo P., Zé Luis(1), Ricky(1)
Jogo de estreia deste escalão, com muitas caras novas, mas estiveram a altura dos acontecimentos, começaram melhor, marcaram primeiro, mas permitiram a reviravolta até ao intervalo (2-3). Na segunda parte, reviraram o resultado e conseguiram mesmo u ma vantagem de dois golos, quase até ao final, que foi muito importante... foi assim um jogo muito emotivo, equilibrado, com muitos golos de parte a parte com o resultado incerto mas que acabou por pender para o nosso lado, para alegria "dos mais velhos"



Sub11 - MiniPortus87-5: Maia A- 2 
Miguel, Bruno, Di(2), Simão, David(1), Gabi, Francisco A., Rodrigo M.(1), Diogo, João C.,  João A., Pedro C.(1)
Talvez pelo calor, talvez pelo tempo de espera, o jogo começou, e manteve-se a um ritmo lento e foi preciso um golo do maia, no contra-a-ataque, para despertar...mas não o suficiente porque depois do empate, novo golo do Maia, então sim houve uma reacção com consistência, inclusive viu-se bonitas jogadas e conseguiram assim uma boa vitória num jogo bem disputado de parte a parte. Destaque para o jogo do estreante, o miúdo Pedro que se portou como gente grande!

Já agora aqui fica a táctica secreta do Mister:



27/09/14 a 18/10/14 - 4 Treinos em Oliveira do Douro

Quatro sábados, 4 treinos em Oliveira do Douro, sendo que os dois últimos foram já alargados para permitir o treino especifico por escalão, é claro que alguns aproveitaram e fizeram horas extras.

Destaque para as entradas do Ricky no plantel sub13 e do Pedro nos sub11, bem vindos!

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

20/09/14 - Treino em Oliveira do Douro

Os sub9 voltaram a aparecer, reforçados com a Maria, os sub11 em força e os sub13 contaram com o reforço Pereira... foram assim 20 os atletas, que se aplicaram a fundo em mais um treino, dinâmico, sempre em movimento e com muita bola...e claro, o melhor é o grande final, o jogo!

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

13/09/14 - ... estamos a crescer! Mais um treininho em O.D.

Já com 4 elementos da equipa de sub9... Zé, António, Tomás e Lucas, todos em grande nivel, treino bem direccionado para eles acompanhamento direto do Mister principal, muitos exercícios com bola!

Quanto aos restantes trabalharam em dois grupos, ainda com os de 2004 partidos a meio, aguardam-se os reforços de 2003... muita circulação de bola,, domínio e passe (certo!).

No final, o aguardadissimo jogo final... e pronto mais uma bela manhã de sábado!


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

6/09/2014- Inicio da 5ª Época - reencontro em Oliveira do Douro

O momento do tão aguardado reencontro chegou finalmente. O MiniPortus regressou após as (merecidas) férias com o entusiasmo e o divertimento de sempre. Foram 16 os atletas presentes, incluindo duas novidades bem jovens: o Zé Maria e o António Maria, que após um breve meiinho e alguns exercícios de técnica individual e de 1x1 e 2x1, tiveram direito a passar directamente para o prato principal: um animado jogo de futebol de sete que abriu o apetite para uma época 2014-15 que muito promete.

Sem comentários:

Enviar um comentário